Por: Ana Munaro

O toque é um componente crucial nas interações interpessoais que pode influenciar os julgamentos do consumidor ao evocar uma sensação de proximidade e conexão humana. Mas, em tempos de relacionamentos digitais, como traduzir o toque humano em relações mediadas pela tecnologia?

O estudo revelou que o feedback tátil que acompanha o conteúdo das mensagens de texto em smartphones e smartwatches pode influenciar positivamente as atitudes do consumidor em relação à interação e impactar os comportamentos seguintes, como o desempenho em tarefas de saúde e condicionamento físico. Essa resposta acontece porque os indivíduos têm a capacidade de perceber os alertas vibratórios como sinais da presença de outra pessoa real agindo com intenção, o que é chamado de presença social.

Os resultados são particularmente interessantes devido ao grande aumento no uso de aplicativos e dispositivos wearables de saúde e condicionamento físico pelo consumidor que muitas vezes atuam como personal trainers e/ou treinadores de nutrição, acompanhando o desempenho dos usuários e enviando mensagens motivacionais para incentivar a persistência ou um novo comportamento. 

Hadi, R., & Valenzuela, A. (2020). Good vibrations: consumer responses to technology-mediated haptic feedback. Journal of Consumer Research, 47(2), 256-271.