Por Flávio Osten

Muitos consumidores estão procurando ingerir menos calorias nos alimentos que consomem. Mas será que eles preferem consumir menos calorias com um produto do mesmo tamanho que o original e com uma fórmula diferente ou o mesmo produto original em um pacote menor? 

Essa pesquisa inovadora mostrou que: quando o consumidor está fazendo uma dieta ele prefere o pacote maior, com fórmula menos calórica. Essa decisão é tomada pois o pacote maior ajudará o cliente a se sentir saciado e dá a impressão que contêm um produto mais saudável. Por outro lado, consumidores que não estão fazendo dieta preferem o pacote menor. Eles escolhem este pacote principalmente por causa da busca pelo sabor original.

Gestores de produtos indulgentes devem ficar atentos ao tipo de cliente. Clientes preocupados com saúde e sob dieta devem preferir uma lata de refrigerante light, enquanto os demais clientes devem preferir uma lata menor, mas com o sabor original. Médicos que indicam dietas podem se beneficiar desta pesquisa entendendo como pensam seus pacientes e indicando produtos substitutos com porções maiores e fórmulas menos calóricas.

Fonte: Liu, P. J., & Haws, K. L. (2020). Cutting Calories : The Preference for Lower Caloric Density Versus Smaller Quantities Among Restrained and Unrestrained Eaters. 57(5), 948–965. https://doi.org/10.1177/0022243720949163