Por Rafael Demczuk

Imagine a situação: é um dia escaldante de verão, você está caminhando pela rua e recebe um telefonema de um amigo gripado. Mais a frente, você vê um quiosque com dois sorvetes à venda: chocolate tradicional e chocolate amargo com cerejas. Qual sabor você escolheria?

Um grupo de pesquisadores descobriu que, quando somos lembrados sobre doenças infecciosas, nossas preferências por produtos comuns são reduzidas. Isso acontece principalmente em tempos de pandemia, nos quais nós buscamos evitar o contato com outras pessoas para reduzir as chances de contrair as doenças, influenciando negativamente as escolhas que possam ser associadas com grandes grupos de indivíduos – aquelas tidas como comuns. Ou seja, no exemplo inicialmente apresentado preferimos o sorvete não tradicional, de chocolate amargo com cerejas.

Em tempos de pandemia, gestores devem inserir produtos novos e que não são considerados como usuais em seu portfólio, bem como considerar tal influência em suas estratégias de previsão de demanda.Fonte: Huang, Y., & Sengupta, J. (2020). The influence of disease cues on preference for typical versus atypical products. Journal of Consumer Research, 47(3), 393-411.