Resumo escrito por: Helison Bertoli

As plataformas de vendas focadas em economia compartilhada (ex. Enjoei, Airbnb, IFood) trouxeram grandes mudanças na maneira como consumidores e vendedores interagem. Apesar das suas vantagens, muitos consumidores ainda se sentem incertos quanto à qualidade das ofertas feitas por vendedores, pois as plataformas de vendas atuam apenas como intermediárias e não têm controle sobre a qualidade dos produtos entregues. Para resolver esse problema, plataformas de vendas começaram a oferecer seguros de proteção aos consumidores. Esses seguros são programas que protegem o consumidor contra falhas de qualidade do produto causadas por vendedores na plataforma. Essa pesquisa demonstrou que o seguro de proteção:

  1. Eleva os gastos dos consumidores por meio do aumento de pedidos de produtos e maior busca por variedade de produtos e vendedores na plataforma.
  2. Aumenta a receita dos vendedores ao ampliar a retenção e aquisição de clientes.
  3. Tem impacto ainda maior para consumidores que passaram por experiências negativas prévias e vendedores com menos tempo de experiência dentro da plataforma.

Esses resultados demonstram que os gestores podem utilizar o seguro de proteção para  impulsionar as vendas, melhorando assim o desempenho das plataformas de compartilhamento. Além disso, dado que o seguro de proteção tem um impacto maior para consumidores com piores experiências anteriores e para vendedores com menor experiência na plataforma, gerentes podem criar comunicações direcionadas para diferentes segmentos de usuários.

Fonte: Luo, X., Tong, S., Lin, Z., & Zhang, C. (2021). The Impact of Platform Protection Insurance on Buyers and Sellers in the Sharing Economy: A Natural Experiment. Journal of Marketing, 85(2), 50-69.