Resumo escrito por: Demétrio de Mendonça Júnior

O ENGAJAMENTO é a palavra do momento! Quando se fala de marcas nas mídias sociais, o objetivo é sempre esse: buscar a atenção e interação do usuário por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos. No entanto, além das marcas empresariais, pessoas também se empenham para atrair audiência no contexto online, construindo significados na mente do usuário por meio da marca pessoal. 

Um estudo mostra o que leva algumas marcas pessoais, mas não outras, a atrair a atenção do público no online. O engajamento dessas marcas pessoais é resultado de um processo iterativo composto por três elementos capazes de promover a audiência, que são: 

(I) Sintonia: a marca pessoal deve ser capaz de observar o comportamento do público, monitorando suas respostas de tudo o que é publicado;

(II) Criação: o conteúdo deve ser atrativo, com títulos de impacto ou que contam uma história que chame atenção dos usuários;

(III) Ampliação: os conteúdos devem ser apropriados para estimular a responsividade e o diálogo entre essas pessoas.

O resultado desse processo é o ganho de influência no contexto online, que atrai cada vez mais atenção do público que se identifica com a marca pessoal, além de possibilitar ganhos oriundos de parcerias com outras marcas. 

Fonte: Smith, A. N., & Fischer, E. (2021). Pay attention, please! Person brand building in organized online attention economies. Journal of the Academy of Marketing Science, 49(2), 258-279.